sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O nascimento das rádios online

Com o surgimento da tendência americana, no fim dos anos 90, de disponibilizar musicas em arquivos de mp3 na internet, foi percebido que a internet e a música estariam aliadas em uma nova etapa. A falta de alguns elementos, como por exemplo, a ausência de interatividade com o ouvinte, comunicação e a presença de um locutor, faria desses fatores cada vez mais necessários para criar uma rádio na web. Essa união seria fundamental para alavancar o surgimento da rádio online.
Equipamentos de uma rádio online. ( Fonte: Divulgação )

Nos anos 40, na era de ouro do rádio, o brasileiro passou a ter o constante habito de ouvir a rádio. E com a explosão da internet no inicio da década de 90, navegar na rede também se tornou um habito muito popular entre os brasileiros, por isso atualmente o que vemos é a junção dos dois meios.

Com o advento das novas tecnologias no mercado, o rádio teve de se adaptar as mídias modernas. Além de ser um meio de comunicação o qual podemos estar sintonizados em diversos lugares, o rádio passou a ser transmitido também através da internet. Nasce a rádio online.

Página principal da rádio UOL. ( Fonte : Site Rádio Uol )
Um grande exemplo dessa explosão é o fenômeno RÁDIO UOL, em que os artistas disponibilizam gratuitamente o conteúdo de seus discos e lançamentos, para instigar o publico a comprar seu cd. Além de dispor de um enorme acervo musical de todos os tipos e estilos.

As grandes rádios cariocas passaram a disponibilizar seu conteúdo 24hs na internet, com programação ao vivo, permitindo aos internautas aliarem o computador e o rádio.

Existem também as rádios que são transmitidas apenas pela internet, as webradios. A Folha de São Paulo lançou em novembro a sua primeira rádio virtual, com a proposta de ampliar a sua participação na rede. A rádio funciona 24h e oferece cinco estilos de programação musical, sem deixar o conteúdo noticioso à parte. Durante os intervalos, o ouvinte recebe boletins atualizados com as últimas notícias do Brasil e do mundo em mais de dez programas jornalísticos diários.

É um novo avanço do rádio, um meio de comunicação que vem se moldado junto com a evolução das novas tecnologias. 

Ouça agora:

Nenhum comentário:

Postar um comentário